5 inovações que vão impactar o mundo

5 inovações que vão impactar o mundo

As invenções tem cada vez mais impacto na vida das pessoas e é pensando nisso que a MIT (Massachusetts Institute of Technology), lista algumas das inovações que vão gerar maior impacto em nossa vidas, seja no mundo da medicina, política, economia, ou até mesmo influenciar nossa cultura.

Algumas das tecnologias levantadas na lista já estão disponíveis, outras ainda vão levar mais alguns anos para que sejam finalizadas e ganhem escala. Porém, no geral, o MIT considera que você precisa acompanha-las a partir de hoje.

Caminhões Autônomos

Tempo até disponibilidade: 5-10 Anos

Só nos Estados Unidos são aproximadamente 1,7 milhão de caminhoneiros. O que deve acontecer com eles quando os caminhões autônomos entrarem em cena? Ainda não sabemos. Há uma série de obstáculos técnicos para que a tecnologia chegue ao nosso dia a dia, porém, segundo a pesquisa, diversas empresas já estão fazendo testes com caminhões autônomos. De acordo com os proponentes de uma das empresas que desenvolve a ideia eles serão mais seguros e mais baratos.

Detecção Facial Para pagamentos

Tempo até disponibilidade: Disponível

O reconhecimento facial já é uma realidade e, inclusive, há startups brasileiras no desenvolvimento dessa tecnologia. Com essa nova realidade será possível promover mudanças significativas na forma como a polícia atua, na interação entre pessoas e bancos, lojas e serviços de transporte.

Selfies de 360 graus

Tempo até disponibilidade: Disponível

As fotos e vídeos em 360 graus já começaram a ganhar espaço nas Redes Sociais. As câmeras que captam imagens em 360 graus são relativamente baratas e, segundo os editores da Tech Review, são transformadores pois estão mudando a forma como as pessoas e empresas de mídia compartilham suas histórias.

Reversão de Quadros de Paralisia

Tempo até disponibilidade: 10-15 Anos

Cientistas estão tendo significativos avanços ao utilizar implantes neurais para estimular, por meio de pensamentos no cérebro, o envio de impulsos elétricos para a medula espinhal. O campo de estudo vai além e alguns cientistas acreditam também que, com esse tipo de implante, será possível reverter quadros de cegueira e até mesmo recuperar memórias de longo prazo.

Reinforcement Learning

Tempo até disponibilidade: 1-2 Anos

Uma abordagem de inteligência artificial que leva computadores a aprender como pessoas sem que as instruções para isso sejam explicitas! De acordo com a publicação o desenvolvimento de carros e outras máquinas autônomas pode desacelerar e muito caso as maquinas não continuem a aperfeiçoar suas habilidades por meio de experiências passadas.

 

Fonte: Criar.me