A história por trás de 8 marcas famosas

A história por trás de 8 marcas famosas

Em nosso dia a dia nos deparamos com inúmeras marcas e nomes famosos,fazem parte de nossa rotina, na casa, no trabalho, escola, sempre tem uma grande marca por perto, não podemos evitar.

Mas raramente paramos para pensar, de onde surgiu aquela marca famosa, quando aquela empresa foi criada, abaixo veja um pouco da história de 8 grandes marcas.

1. Pepsi

Criada em 1893 pelo americano Caleb Bradham, farmacêutico da Carolina do Norte, a Pepsi originalmente chamava-se Brad’s Drink, em referência ao nome de seu criador. Foi só em 1898 que Bradham passou a comercializá-la com o nome de Pepsi-Cola. O nome veio dos seus principais ingredientes, pepsina e nozes de cola. A marca, no entanto, só foi registrada em 1902.

 

2. Amazon

O fundador Jeff Bezos queria um nome que começasse com a letra “A”, então apareceria mais cedo na ordem alfabética. Examinando o dicionário, ele deparou-se com o nome do grande rio brasileiro. Bezzos gosta de dizer que a dimensão do curso d’água é inspiração para o tamanho que seu site quer atingir. Detalhe: o site quase se chamou “Cadabra”, mas Bezzos desistiu do nome por sua semelhança, em algumas línguas, à palavra “cadáver”.

 

3. Jack Daniels

A embalagem também estampa o nome do seu criador, o americano Jasper Newton Daniel, apelidado Jack. Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, a marca também é chamado de Old No. 7 (“Velho número 7”).

 

4. Smirnoff

O nome da vodka é uma homenagem ao russo Piotr Arsenyevitch Smirnov, dono de uma destilaria em Moscou. Seu destilado era reconhecidamente o preferido do Czar. A família fugiu para Istambul com a eclosão da Revolução Russa de 1917, e a marca começou a internacionalizar-se.

 

5. Nike

Fundada em 1972 pelo treinador de atletismo universitário Bill Bowerman e seu sócio, Phil Knight, a Nike tem o nome inspirado na deusa da vitória, Nice (Niké). O logotipo da empresa tem uma história interessante: semelhante a uma asa em referência à deusa Nice, o símbolo foi criado pelo jovem estudante de design Carolyn Davidson em 1971, e vendido por apenas 35 dólares.

 

6. Jose Cuervo

O nome da tequila mexicana homenageia dois José Cuervo: o fazendeiro José Antonio de Cuervo começou a cultivar o agave, planta matéria-prima da bebida, em1758. Mais tarde, em 1795, foi seu filho José Maria Guadalupe Cuervo quem iniciou a produção do destilado. No Brasil, a marca é importada e distribuída pela Aurora.

 

7. Skype

Os criadores, o dinamarquês Janus Friis e o sueco Niklas Zennström, deram originalmente o nome “Sky-Peer-to-Peer” ao serviço de comunicação em vídeo fundado em 2003. Mais tarde, a marca derivou para “Skyper” e finalmente para a sua forma atual “Skype”.

 

8. Starbucks

A rede de cafeterias americana representada pela sereia de duas caudas teve seu nome inspirado em parte pelo personagem Starbuck, do livro Moby Dick. Segundo o fundador Gordon Bowker, em 1971, a rede passou perto de ser batizada de “Cargo House”. Mas ele foi aconselhado por um amigo (publicitário) a investir em nomes iniciados com as letras “St”, que formariam palavras poderosas.

 

Fonte: Exame