Rússia colocará no espaço a “estrela mais brilhante”

Rússia colocará no espaço a “estrela mais brilhante”

Tá vendo aquela Lua que brilha lá no céu? Pois é, se depender de um grupo de russos, o brilho dela nem vai se comparar ao de um novo satélite amador. Chamado de Mayak, o projeto é simplesmente lançar um objeto artificial que consiga reluzir mais do que as estrelas de verdade.

“Mayak” é palavra russa para “farol”, mas ele está mais para espelho. O objeto não tem luz própria, ele reflete a luz do sol para conseguir se destacar em meio ao céu escuro – exatamente como a Lua faz. Além disso, o satélite, que mede 16m² e tem forma de pirâmide, fará um trajeto a 600 km de altura que o tornará visível de qualquer parte do mundo. Mesmo que seu céu esteja poluído ou nublado, você conseguirá localizá-lo precisamente com o auxílio de um aplicativo. Para tudo isso dar certo, o Mayak ainda contará com um sistema que o fará desviar do lixo espacial.

Alguns astrônomos, entretanto, não estão muito felizes com a novidade. A “nova estrela” poderá atrapalhar os estudos do espaço sideral, mas os russos garantem que isso não faz sentido, já que outras naves e satélites em órbita também emitem luminosidade e não geraram reclamações. O jeito é esperar para ver – e torcer para o Mayak ser visível do Brasil.